Será que ele vai mesmo deixar a mulher?



Tenho amigas que, dizem, jamais se envolveriam com homens casados. Outras já se envolveram, se apaixonaram – e a maioria saiu com saldo negativo da experiência. Depois ficaram bem – a fila anda! -, mas passaram por momentos muito ruins, que as deixaram com a autoestima no pé.
Por mais que o tempo passe, analisa Rona, as amantes ainda são vistas como “destruidoras de lares” – sem que se dê conta de que, antes de elas aparecerem o relacionamento já estava destruído. Mas não é da questão moral que a autora quer se ocupar. Seu foco é essa mulher, que às vezes se apaixona por um homem que ela não sabe que é casado, ou às vezes sabe, e que transforma sua vida em nome de um futuro no qual ela acredita desacreditando. A “outra”  é reconhecida neste livro como alguém que ama e tem conflitos e tenta ensinar as leitoras a lidar com os desdobramentos do caso em que se meteram. Subotnik convida as mulheres que são amantes de homens casados a avaliar se esse relacionamento vale a pena, se ele tem futuro.
Em 355 páginas, ela conta histórias que testemunhou. Impressiona a semelhança de estrutura entre elas. O passo a passo do relacionamento parece, muitas vezes, seguir um roteiro, assim como são bem parecidos os sentimentos envolvidos – e a separação que quase sempre marca os desfechos (às vezes tão demorada que prejudica toda uma vida).
A terapeuta também aplica pequenos testes, que podem ajudar a nortear o pensamento das leitoras sobre a situação real que vivem.
Acredito que, apesar de simples, o teste possa ajudar mulheres que estão bastante perdidas no meio de um caso que significa paixão aliada a proibição, alegria aliada a sofrimento. Mas a verdade é que as perguntas servem para qualquer mulher, em qualquer relacionamento – com homens solteiros e casados – com elas mesmas.
Um livro como este ou aqueles escritos para mulheres com maridos ou namorados têm, no fundo, a mesma mensagem:
valorize-se. Nenhum homem, por melhor que seja, merece seu amor mais do que você própria.


Martha Mendonça
Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...