Aprender a economizar


A consultora de finanças pessoais , Suyen Miranda, explica que muitas vezes o que ocorre com quem não consegue economizar é que a pessoa não tem motivação, porque não tem um objetivo definido. "O fato é que poupamos a partir do momento que temos algo a conquistar, seja um carro novo, uma aposentadoria tranquila, uma casa própria, uma viagem dos sonhos. É importante que a pessoa realmente sonhe com algo que deseja, pois assim ela terá firmeza e disciplina para resistir a tentações do consumo".
Suyen lembra que a dificuldade em guardar dinheiro pode ter também uma causa bem mais antiga. É que os filhos tendem a repetir o modelo financeiro dos pais, então se os pais não economizam os filhos não tem estímulo para resistir ao consumo.
"Os filhos se habituam a não ter limites em casa e permanecer no papel de dependentes, sem contribuir com o orçamento da família, tal qual faziam quando eram crianças. Os pais precisam deixar claro aos filhos que há o custo de viver, que implica em alimentação, aluguel, serviços básicos, custos estes que eles usufruem sem nada contribuir. Isso gera uma dependência e indisciplina, e destes dois aspectos é que vem o consumo descontrolado. Não é o mercado ou as ofertas que desvirtuam as pessoas, mas sim sua postura e atitude frente a elas".
A educação financeira quando criança faz toda a diferença para a fase adulta. Por isso, é importante que os pais possam dar exemplo em sua atitude com relação ao dinheiro. "São maus poupadores, vivem com dívidas, o que independe do salário, e gastam mais do que podem, por que os filhos não fariam o mesmo?"
O testemunho de Renata comprova a teoria de Suyen. Ela conta que nunca teve uma educação financeira regrada, nunca recebeu, por exemplo, mesada, sempre pedia para os pais o dinheiro que precisava, sem muito controle. "Meus pais também não são muito preocupados em poupar".
Suyen acredita que a falta de planejamento é o mesmo o principal problema enfrentado por quem não consegue guardar dinheiro. "A pessoa pode ter um excelente salário, mas se não tem objetivos claros a alcançar irá gastar tudo simplesmente respondendo a desejos de consumo. Quando a pessoa decide que tem um objetivo a alcançar, ela tende a repensar e usar melhor os recursos disponíveis para chegar no ponto desejado".
A dica do planejamento vale ainda para o dia a dia. "Sair para comprar sem definir o que será adquirido, ir ao supermercado sem um planejamento do que comprar, não realizar um controle dos gastos, comprar tudo o que vê pela frente e pagar contas com atraso, por total falta de planejamento, são razões mais do que seguras para um grande descontrole financeiro".
Para quem está disposta a mudar seus hábitos financeiros Suyen enumera os passos, confira:

1) Defina objetivos para si mesmo e a família, em curto, médio e longo prazo
2) Estes objetivos, claros e viáveis, devem ser escritos para que sejam lidos e lembrados.
3) Faça uma lista de tudo o que é gasto por um mês para assim analisar melhor onde o dinheiro está sendo gasto. Ao mesmo tempo, liste todas as fontes de renda e ver o que entra em dinheiro após retenções de impostos para ter clareza do que é o valor líquido mensal disponível.

4)  Poupe logo que o dinheiro entra. "Pois dinheiro, assim como ar, nunca sobra. É como seguir uma nova dieta, algo que traz mudanças nem sempre confortáveis, mas que se tornam disciplinadas e rotineiras quando temos um objetivo".



por: Larissa Alvarez
Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...