
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1. Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer no monitor sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2. Sempre que entrar no site do banco, digite a SUA SENHA ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como verificar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objectivo é apenas capturar a senha.
3. Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; se uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que não seja vítima de fraude virtual.
Outros pontos:
- O setor de instituições financeiras é o que mais investe em tecnologia de segurança. Muitas vezes as ocorrências fraudulentas são por descuido do próprio usuário.
- Sempre verifique se o endereço digitado permanece inalterado no momento em que o conteúdo do site é apresentado no browser. Procure sempre digitar em seu browser o endereço. Não utilize links em páginas de terceiros ou recebidos por e-mail.
- Não utilize computadores públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados, nem em equipamento que não conheça.
- Evite sites arriscados e só faça downloads de sites que conheça e que saiba que são confiáveis.
- Sempre autalize seu browser, as versões mais atualizadas geralmente elas incorporam melhores mecanismos de segurança.
- Acompanhe sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.
- Você sempre pode entrar em contato com o gerente de seu banco, perguntando que medidas de proteção estão sendo tomadas quanto à segurança das transações on-line.
- Sempre que encerrar as transações bancárias, e recomendável reiniciar o computador e a conexão com a Internet.
- E sempre tome muito cuidado!
fonte:http://www.passeionaweb.com.br
0 Comentários- Comente!:
Postar um comentário