É hora de parar de reclamar e começar a agradecer pelo que conquistou



Vivemos em um mundo extremamente agitado, no qual as pessoas estão se afundando cada vez mais no círculo mais do que vicioso do stress e da correria. Estímulos externos nos bombardeiam por meio de todos os sentidos - e estamos literalmente viciadas nesse padrão de comportamento. O pior de tudo é que até sabemos o mal que isso nos causa, mas continuamos ligadas no piloto automático, porque assim é a vida, não é mesmo? Como consequência natural desse modelo, aprendemos a reclamar - de tudo e de todos. Reclamamos da família, dos amigos, do emprego, do chefe, da vida em geral. Ufa! E quanta energia perdemos sem nem nos darmos conta. Pensamentos negativos, que nos trazem insatisfação e ansiedade, bombardeiam nossa vida, aumentando perigosamente em nosso organismo a quantidade de enzimas, peptídios e hormônios que o enfraquecem como um todo - já que abalam nosso sistema imunológico e nos tornam um campo fértil para várias doenças.
Mas você se lembra de que temos o poder de criar a própria realidade? Pois, então, que tal mudarmos esse roteiro agora mesmo? Aprendi com inúmeros mestres orientais que nunca devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Vamos mudar nossa atitude perante os fatos, uma vez que isso nos traz sofrimento. É fácil? Não necessariamente. Pode ser até bem difícil, mas... Nunca impossível! É necessário, sim, muita disciplina e um estoque imenso de persistência para alterar as memórias já gravadas em nossas células. Sobretudo, precisamos de uma profunda intenção de mudar. É como diz um famoso ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
É por isso que sempre reitero nas minhas colunas o que penso e em que acredito. Somente repetindo inúmeras vezes e mantendo o foco, alcançamos sucesso em qualquer coisa que queremos. Aí, como em um passe de mágica, tudo se torna simples e viável de repente. A partir de hoje, então, vamos parar de reclamar e substituir esse hábito por outro melhor: começar a agradecer. Por tudo o que acontece! De manhã, devemos lembrar de agradecer pela chance de ter aquele dia pela frente - e, à noite, pelas oportunidades encontradas durante o dia que termina. Agora, preste atenção no seu próximo pensamento. Note que ele gera uma cadeia sem fim de outros pensamentos... Se ele for negativo, uma onda de negatividade será produzida dentro de você. Em compensação, se for positivo, seu corpo será invadido por uma avalanche de substâncias saudáveis e ideias benéficas.
Passe a usar o pensamento como uma ferramenta a seu favor. Encare sua mente como uma espada à sua disposição e elimine com ela cada ideia daninha como se aniquilasse o mal pela raiz. Em seguida, formule um novo pensamento, de gratidão, pela mesma situação. Por exemplo: você reclama porque tem de pagar todas as contas no começo do mês. Em vez disso, tente agradecer não só a oportunidade de poder pagá-las como a chance de contribuir para a manutenção do fluxo do dar e do receber, algo tão importante para o equilíbrio do Universo. E você ainda está colaborando para o sustento de muitas famílias. Percebeu a troca? Sem dúvida, ela será bastante vantajosa para você. Coloque, então, em prática um slogan: reclamar jamais, agradecer sempre! Agradecer faz parte da filosofia de bem-viver e torna nossa vida mais leve e solta. Assim, que tal ser ainda mais feliz?


MARCIA DE LUCA é especialista em ioga, meditação e ayurveda e uma das idealizadoras do movimento Yoga pela Paz. Também assina a coluna "Viva melhor", na revista BONS FLUIDOS
Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...