O mês de outubro chegou e com ele veio também a campanha anual contra o câncer de mama


outubro rosa

A iniciativa “Outubro Rosa” tem respaldo internacional e luta pela saúde e por um mundo livre da doença.
Segundo as estatísticas, uma a cada oito mulheres é vítima do câncer de mama, e 41 milnovos casos da enfermidade são registrados por ano no mundo. Apesar de sua ampla abrangência, esse tipo de câncer é de fácil detecção e tem alto índice de cura, a taxa de mortalidade caiu para 15% nos últimos anos.
Este problema atinge mulheres de todas as idades e não faz diferenciação de estilo de vida, status social ou cor de pele. Por isso, a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção, já que as chances de cura e de tratamento não cirúrgico aumentam muito quanto mais cedo o nódulo for identificado.
O diagnóstico inicial do câncer de mama pode ser feito pela própria mulher, através do auto-exame (ver ilustração sobre o procedimento na galeria). Caso algum nódulo seja identificado, ela deve procurar um médico para que o profissional avalie a natureza do nódulo e, caso o câncer seja confirmado, inicie o tratamento já nos estágios iniciais da doença.

Lembrando que o câncer de mama não é mais uma doença exclusivamente feminina, muitos homens já apresentaram a doença, portanto todos têm que se proteger e a melhor maneira de fazer isso é realizando o auto exame regularmente.
cancer
Outubro Rosa já acontece há cerca de dez anos em vários países do mundo; no Brasil, a primeira manifestação de apoio à campanha ocorreu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa em alusão à data.
Além do Outubro Rosa, há outras formar simbólicas de manifestar apoio e contribuir com a campanha anti-câncer. O dia 27 de novembro foi eleito o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e sempre promove ações por todo o país para informar as mulheres sobre a doença; na posição de símbolo permanente da campanha, o laço rosa pode ser sempre usado para dar força ao movimento; e temos ainda, no Brasil, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” – cuja idéia e o logo foram importados da campanha “Fashion targets Breast Cancer”, iniciada pelo estilista Ralph Lauren – que reverte parte das vendas para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Você, Maria, cuide-se. E todos os outros, colaborem e dêem força para essa luta que não é só das mulheres.


Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...