People’s Supermarket: um mercado comunitário

the peoples supermarket logo

No bairro central de Bloomsbury, em Londres, um supermercado tem feito fila nos caixas por causa de seus preços mais acessíveis. O que possibilitou baratear tanto os produtos ali foi a ideia de seu fundador, o empresário e chef de cozinha Arthur Potts Dawson, de criar um mercado totalmente comunitário e democrático, onde uma cooperativa de pessoas é que administra o negócio.

Somente seus membros podem fazer compras no People’s Supermarket com descontos de 10%. Em contrapartida, eles pagam uma taxa anual de 25 libras para manter o comércio e ainda precisam dedicar 4 horas por mês para trabalharem como voluntários na equipe (os serviços vão desde ficar no caixa a lavar janelas e cuidar da faxina, por exemplo). Assim, é possível reduzir os custos com funcionários e repassar os descontos a seus usuários.

Qualquer ganho extra que o supermercado tem por mês é contabilizado para baixar ainda mais os preços. Todas as decisões - como compra de mercadorias, escolha de fornecedores etc. - são feitas colaborativamente. O mercado ainda se preocupa em reduzir o impacto ambiental, privilegiando a compra de alimentos orgânicos e locais, produzidos pelos membros ou por moradores das comunidades próximas.



*Colaboradores: Deborah Couto e Silva, Ellen Kanamori, Fernando Angeoletto, Leandro Sarmatz, Mariana Del Grande
Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...