Mulheres que fizeram História


Comemora-se dia 08 de março, o Dia Internacional Da Mulher. A inserção das mulheres no mercado de trabalho se deu após a Revolução Industrial, a revolução começou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre Feudalismo e Capitalismo. Etapas da industrialização a nível mundial: De 1750 a 1850- Restrita a Inglaterra, preponderava-se a produção de bens de consumo (Indústrias têxteis ); 1850 a 1900-A revolução espalham-se por todo o mundo, aumentam à concorrência, as indústrias de bens de produção se desenvolvem, as ferrovias se expandem, os transportes se revolucionam e surgem novos meios de gerar energia; 1900 até hoje - Surgem conglomerados multinacionais e industriais, a produção se automatiza, e explode a sociedade, os bens de consumo e os meios de comunicação, há um grande avanço nas indústrias, no setor eletrônico, engenharia, robótica, etc.
As mulheres têm em seu perfil a força nata de uma guerreira, a solidariedade, a garra de uma leoa, o carinho, a sabedoria, à vontade, o amor além da conta e a história de quem dia a dia se superam, vence obstáculos e cria  um novo meio de se sobressair e obter o sucesso. Hoje em dia, embora ainda exista  certo preconceito, muitas mulheres ocupam cargos de grande chefia e cargos que anteriormente eram destinados aos homens, e elas muitas vezes não deixam a desejar, os direitos acabaram  se igualando e as mulheres não mais foram criadas para serem do lar. Elas buscam sua independência, seu espaço e muitas vezes o respeito e o reconhecimento profissional.
A primeira comemoração se deu em 1908 nos Estados Unidos, já em 1910 durante a primeira conferência realizada na Dinamarca, o dia 08 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher.  Em 1917 no mesmo dia que se comemora o dia da mulher, tivemos na Rússia a Revolução Bolchevique, cansadas da guerra e opressão, elas forçaram a retirada das tropas russas, através de uma greve geral e logo em seguida o tsar Nicolau foi deposto do cargo. Em meio a tantas crises, obtemos muitas conquistas ao longo dos anos, antes não tínhamos o direito de votar, hoje somos tão importantes quanto os homens na hora de tomar decisões, opinar, votar.
 Com o passar dos anos as coisas só melhoraram, deixamos de sermos  apenas mães, esposas, para sermos amiga,  companheiras, doutoras, autoras de nossa própria história. Ser mulher é ter múltiplas funções!
Chegamos ate aqui e fomos reconhecidas mundialmente, isso porque somos merecedoras e devemos agradecer não somente a nós mesmos e nossos próprios méritos, mas sim a todas aquelas mulheres que antes mesmo de termos nascido fizeram a história de um mundo melhor. Foram elas: Joana D’arc.- Tida como heroína francesa e com o passar do tempo santa católica, ela já foi chamada de bruxa por ouvir vozes na época em que quase ninguém acreditava nisso, foi queimada viva em praça pública em 30 de maio de 1431. Vinte anos depois ela foi proclamada mártir pela pátria e da fé, teve enfim sua honra reabilitada.
Frida Kahlo- Foi uma pintora mexicana, teve uma vida tumultuada e sofrida, teve uma série de doenças e por fim um acidente que a deixou acamada passou a pintar ainda na cama, ao contrário do que pensava ela nunca foi uma pintora surrealista, ela pintava a sua própria realidade, em 1954 foi encontrada morta. Madre Teresa de Calcutá- cujo nome verdadeiro era Agnes Gonxha Bojaxhiu, se dedicou aos pobres as causas justas e nobres, em 1979 recebeu o Nobel da Paz. Morreu aos 87 anos de parada cardíaca. Por ai vai, são inúmeras as mulheres que fizeram história e ficaram na história do Brasil, Evita Perón, Irmã Dulce, Anne Frank, entre outras.
Ser mulher é ser atuante! 
Feliz dia da mulher, que o nosso dia seja sempre lembrado e comemorado !
 
escrito por:
Virgínia Origuela

 Virgínia Origuela
Jornalista por formação, paixão, escolhas. São  as escolhas  que nos diferenciam. Uma pessoa comum, descobrindo, divulgando, formando opiniões. Para um Jornalista tudo é notícia, 24 horas ligado, formando e informando.
Natural de Penápolis, uma pessoa direta, objetiva, humilde, sincera e que sabe o que quer e onde quer chegar! Está sempre aberta a novos trabalhos e novas propostas.
Formada pelo centro universitário Unitoledo com pós graduação em Comunicação Empresarial. Presta assessoria política, pessoal, empresarial. Participou do Intercom 2006/RJ. Participação em uma revista  local, sobre o centenário da cidade (Penapolis) com um especial sobre espaços urbanos. Estágio em  rádio, detre outras coisas.
Publicações locais nos jornais: Jornal Interior e Diário de Penappolis. Algumas publicações nos sites: Observatório da ImprensaPortal do Envelhecimento; Repórter Diário; Toledo, dentre outros.
Uma pessoa com pareceres jamais vistos, única e receptiva. Em busca de melhoras contínuas, de um jornalismo mais humanizado. Conteúdo é tudo , Imagem é quase nada!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Share |

2 Comentários- Comente!:

Anônimo disse...

Olá Cler !!! Navegando pela net, encontrei um texto meu no seu Blog, super legal isso,muito obrigada por você reproduir ele com os devidos créditos e num Blog tão bem feito e interessante. Tudo de bom pra vc.

Qd der visite meu Blog www.backinreverse.blogspot.com

Virginia Origuela.

Cler .**.**.**.**.** disse...

Nossa...Nossa...que honra receber sua visita...sem palavras para a surpresa maravilhosa...alegria alegria!!!
Obrigada, pelo carinho , pode deixar, vou visitar seu blog, sem demora!
Volte sempre...
um gde beijooooo
^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...