Como pregar um botão ...




Eu nunca fui “prendada”. Nunca soube cozinhar, não sei costurar, não faço artesanato, não conheço truques de limpeza, não faço minhas próprias unhas, não ser dar nó em gravata de marido (ainda bem que ela não usa gravata) e nem dobrar lençol com elástico. Meu prato mais sofisticado é o mexidinho de arroz com ovo. Meu antigo marido e o atual cozinham melhor do que eu. Numa urgência, não prego botão sem espetar o dedo com a agulha. Quando era criança, minha mãe até me ensinou a fazer crochê, mas eu gostava mais de jogar futebol.
O motivo, dá para perceber, é uma mistura de falta de interesse e falta de habilidade.
Mas recebi esta semana um livro muito interessante: Como pregar um botão – e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer.
A autora, Erin Bried, redatora da revista americana Self, dá mais de 100 dicas sobre culinária, limpeza, jardinagem, etiqueta, etc. Tem algumas realmente incríveis. Vou citá-las, mas sem desvendar o segredo, para não deixar o pessoal da editora Civilização Brasiliera chateado comigo:

Como preparar e conservar geleia de morango. Subitamente, a ideia de transformar morangos em geleia me pareceu muito instigante. Vou tentar.
Como usar vinagre para limpar praticamente tudo. Achei incrível! Estou pensando inclusive em passar nos dentes dos meus filhos, já que a dentista sempre reclama que eles não escovam direito. (Ah, a autora fala “praticamente”…Que pena)
Como usar um cachecol. Essa eu achei que sabia. Bastava enrolar no pescoço. Mas estou vendo que é bem mais do que isso. Vivendo e aprendendo.
Como preparar um grogue da chá quente. Eu nem sabia o que era grogue. Fui procurar. É água quente com bebida alcóolica, açúcar e limão. Agora só falta fazer o chá, que serve pra curar resfriado.
Como enrolar um recém-nascido. Esse livro deveria ter chegado uns 13 anos antes. Quase sufoquei minhas pobres crianças, mas eles sobreviveram.
Como ler uma história infantil. Essa me surpreendeu. E são cinco passos! O último é dar um beijo de boa noite. Essa parte eu sempre fiz, mesmo sem contar história.
Como fazer escambo. Sensacional. Vou chamar minhas amigas pra fazer um escambo qualquer noite dessas lá em casa. De preferência vestidas de índio.
Como dançar uma valsa básica. Valsa, básica?
Como brincar de mímica. Ah, peraí. Eu passei a infância fazendo isso. Nisso eu sou boa. Ou não?
Como dobrar um lençol com elástico. Depois dessa minha vida mudou!
Há algumas dicas nem tão práticas. Cada uma delas valeria um livro inteiro. Vejam só:
Como formar um bom cidadão
Como ser uma boa parceira
Como controlar o orçamento
Como amar seu corpo como ele é
Como conquistar amigos
Como se proteger de perigos
Enfim, entre dicas práticas e outras um pouco, digamos, presunçosas, é um livro legal. Para aprender um pouco (sim, de verdade) e se divertir ainda mais.
Agora dá licença que vou ali amolar uma faca para desidratar uma maçã.


por: Martha Mendonça
Share |

0 Comentários- Comente!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...